O ano de 2008 foi um ano rico em diversos acontecimentos. Estejamos a falar de eventos Políticos, Desportivos, Culturais ou Económicos, 2008 deixou-nos uma multitude de experiências que nos permitirão recordá-lo durante longos anos.
Política e Economia
No campo político, 2008 presenteou-nos com o culminar de um processo eleitoral que durou quase dois anos: estamos a falar das eleições americanas, que a 4 de Novembro elegeram o primeiro presidente afro-americano do país. Não causa portanto estranheza que as pesquisas por Obama tenham crescido exponencialmente, quando comparadas com 2007 (apesar de já em 2007 ser uma personagem sobejamente conhecida).
Do ponto de vista económico, 2008 termina de forma pouco animadora. Ao longo do ano, no entanto, vários temas económicos preocuparam os portugueses, como sejam os preços do petróleo ou as constantes variações das taxas de juro. Não estranhamos portanto que termos como Euribor ou Petróleo tenham entrada na lista de palavras que habitualmente são pesquisadas pelos portugueses. Mas a conjuntura vivida também contribuiu para que cada vez mais os portugueses quisessem estar informados sobre os temas da economia, facto que explica o crescimento elevado que dois dos jornais diários da área verificaram: o Diário Económico e o Jornal de Negócios.
Educação
Também o sector da educação recebeu elevada atenção este ano, com as discussões entre Ministério e Professores a contribuirem para um aumento elevado em pesquisas por termos como Professores ou Educação. À parte deste tema, o programa e-escolas, que procura promover o acesso à internet e meios informáticos por estudantes e professores registou um crescimento significativo.
E por falar em Educação, um elemento que parece ter vindo para ficar, por cá e por outros países, é o Magalhães. O mini computador tem sido presença assídua em diversas viagens de Estado do Primeiro-Ministro, e também presença assídua nas pesquisas dos portugueses.
Tecnologia
É sabido que os portugueses adoram tecnologias, e quando falamos concretamente de telemóveis, o entusiasmo aumenta ainda mais. Isso parece explicar o crescimento que se registou nas pesquisas por iPhone, que este ano chegou a Portugal.
Quem também chegou ao mercado português, foi o Meo, que com uma campanha assente nos Gato Fedorento, atingiu um nível de notoriedade notável, que se reflectiu no número de vezes que foi pesquisado durante 2008.
Também na área da tecnologia, mas concretamente na internet, o conteúdo de vídeo parece ganhar cada vez mais adeptos, tendo para isso contribuído programas como os Incorrigíveis, o T2 para 3 ou mesmo as transmissões dos jogos do Benfica no Estádio Virtual.
Eventos
O ano de 2008 foi também fértil em eventos importantes como sejam os Jogos Olímpicos ou o Euro 2008 que registaram crescimentos muito elevados no número de pesquisas. No entanto, foi o Rock in Rio o evento que registou um maior aumento no número de pesquisas com crescimentos superiores a 1000%.
Em termos de notícias nacionais, temas como o novo aeroporto – com pesquisas ora por Alcochete, ora por Ota – o código do trabalho ou a nova lei do tabaco registaram crescimentos significativos. Depuralina, o suplemento dietético cuja venda foi suspensa pela Direcção Geral de Saúde, foi um dos termos que maior crescimento registou nesta área.
Celebridades
No que diz respeito a pesquisas por celebridades, destacaram-se Carolina Salgado, Just Girls, Amy Winehouse, a ex-namorada de Ronaldo – Nereida - Madonna (que não só fez 50 anos, como deu um concerto em Portugal) e Luciana Abreu. Heath Ledger, o actor que participou no último Batman e que morreu este ano, também entrou no tops de pesquisas que mais cresceram durante 2008.
Mas nem só de subidas se fez 2008. Se Luciana Abreu assistiu a um crescimento elevado, o mesmo já não se pode dizer de Floribella que registou um queda acentuada no número de pesquisas. Também Ana Malhoa, Mickael Carreira, Shakira, Pamela Anderson e Paris Hilton registaram quedas acentuadas em relação a 2007, reflectindo alguma perda de popularidade face a 2007.
Em termos de eventos, aquele que registou a maior queda foi mesmo o Dakar, facto que não deve ter sido alheio ao cancelamento da edição de 2008 desta prova. Outros dois acontecimentos que encheram as manchetes dos jornais em 2007 e que em 2008 parecem ter recebido menor atenção pelos portugueses foi o caso do desaparecimento da jovem inglesa Maddie e a pandemia de gripe das aves.
Este foi o ano de 2008, visto pelos portugueses e pelas suas pesquisas no SAPO. Para o ano temos mais.
Até lá, um Excelente 2009!
Celebridades
a. Carolina Salgado
b. Just Girls
c. Amy Winehouse
d. Nereida
e. Luciana Abreu
Desporto:
a. Sócio da Selecção
b. Jogos Olímpicos
c. Ligas Sagres
d. Estoril Open
e. Rui Costa
Economia
a. Euribor
b. Jornais Económicos (Diário Económico e Jornal de Negócios)
c. Petróleo
d. DGAEP (Direcção Geral da Administração e do Emprego Público)
e. Arrendamento
Eventos
a. Rock in Rio
b. Euro 2008
c. Madonna
d. Jogos Olímpicos
e. Cavalia
Notícias:
a. Aeroporto (Alcochete e Ota)
b. Depuralina
c. Professores
d. Lei do Tabaco
e. Código Trabalho
Tecnologia:
a. Software Livre
b. Meo
c. T2 para 3
d. Incorrigíveis
e. Estádio Virtual
Nota: Podem consultar a versão pdf aqui.