Quarta-feira, 8 de Julho de 2009
Twitter

O Twitter é uma plataforma social de microblogging, criada em 2006, onde os utilizadores podem publicar mensagens em 140 caracteres. Cada pessoa pode escrever sobre o que está a fazer, dar a sua opinião, colocar questões aproveitando a 'sabedoria das multidões' ou até mesmo orar! Para além disso o utilizador tem sempre o controlo sobre quem consegue ver o que escreve assim como escolher de quem deseja receber notificações sobre o que essas pessoas escreveram.

Não eram poucos os que desde cedo decretavam a inexistência de espaço para mais redes sociais ou plataformas de blogging e que como tal o Twitter seria invariavelmente condenado ao esquecimento. A verdade é que assim aconteceu no início, quando apenas os entusiastas usavam o serviço, mas não foi preciso esperar muito até que vários órgãos de informação e empresas o começaram a usar como meio de chegar mais rápido e objectivamente às pessoas que lhes interessava.

A simplicidade do serviço conquistou desde cedo muitas das pessoas ligadas ao meio tecnológico e mais recentemente o utilizador comum. Em Portugal foram precisos perto de 3 anos para que a maioria dos nossos órgãos de informação o descobrissem e começassem a usar, levando a um aumento considerável no número dos utilizadores nacionais.
Gráfico das pesquisas/dia por Twitter durante os primeiros meses de 2009
Como é possível verificar neste gráfico (a cor com mais área em cada coluna representa maior número de pesquisas nesse dia), durante Janeiro deste ano as pesquisas por "Twitter" são praticamente desprezáveis. Já nos meses seguintes assistimos a uma subida considerável, muito provavelmente devido ao crescente número de notícias que referiam o serviço assim como a utilização do mesmo por parte de algumas figuras públicas. Em Abril é possível verificar isto mesmo, já que houve candidatos às autárquicas a apostarem na plataforma.

A grande subida veio durante a segunda quinzena de Junho. Esta subida pode ser explicada em larga parte devido à conferência organizada pelo i (dia 24 de Junho) que trouxe a Portugal um dos co-fundadores do serviço, Biz Stone. Para além deste acontecimento, já anteriormente o TMN + Twitter (dia 17 de Junho) tinha originado uma subida das pesquisas nos dias que se seguiram ao seu lançamento.

Para os que acham que o Twitter é mais uma rede social onde se trocam superficialidades, talvez seja prudente ter em conta o recente papel da plataforma na situação política iraniana ou talvez o seu impacto na campanha de Barack Obama e o interesse dos nossos políticos em aprender com essa experiência.



publicado por Sócrates às 15:05 | link

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Autores
Pesquisar blog
 
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


Posts recentes

Twitter

Michael Jackson

Ronaldo & Hilton vencidos...

Air France e Airbus

Dia 1 de Junho, o dia mun...

Europeias

Eurovisão

i

A Febre do Euromilhões

O Estoril Open

Arquivo

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Agosto 2008

tags

todas as tags

Subscrever feeds